Muita gente não sabe, mas ter um fiador não é a única alternativa ao alugar um imóvel.
Ao pensar em alugar um imóvel, uma das primeiras coisas que vem à mente é quem será seu fiador. Mas o que muitos não sabem é que possuir um fiador não é a única forma de garantir ao locador o pagamento. Mesmo sendo a medida mais comum, existem outras alternativas seguras que não geram custos adicionais às partes envolvidas.
Fiador
A pessoa escolhida não precisa ter qualquer grau de parentesco com o locatário, mas sim estar disposta a cumprir a mensalidade caso exista falta de pagamento, possuir um imóvel quitado em seu nome e residir na mesma cidade em que o aluguel está sendo feito. Para isso uma série de documentos é exigida, como comprovante de renda. Se o fiador tiver de assumir a dívida, o pagamento será realizado após um processo judicial.
Garantia de aluguel/ Caução
Um pagamento adiantado é realizado na assinatura do contrato, cujo valor pode chegar a três meses de aluguel + condomínio + IPTU, por lei. O inquilino tem o direito de possuir o valor estornado ao final do contrato caso não existam danos no imóvel e nenhuma manutenção ou reparos precisem ser feitos no imóvel, após o período em que residiu no local.
Seguro-fiança/ Seguro aluguel
Seguradoras oferecem ao locador, imediatamente após solicitado, o pagamento do valor do aluguel.
Para isso o inquilino realizará o pagamento mensal de determinada quantia, que será utilizada para quitar a dívida em caso de não pagamento do aluguel. Nesse caso o inquilino não terá direito de reaver a quantia após o final do contrato.
Qualquer uma das opções garante segurança para ambas as partes. Converse com seu locador para optarem pela forma que mais beneficia ambas as partes.
de Blog Grupo Lupa https://ift.tt/33D7NKR
Nenhum comentário:
Postar um comentário