Com a Selic mais baixa da história e diante de uma pandemia, será que agora é o melhor momento para financiar um imóvel?
O ano de 2020 trouxe muitas incertezas e um receio de fazer uma dívida muito alta. Isso pode fazer você pensar que não é o momento para entrar em um financiamento, porém é exatamente ao contrário e vamos explicar o porquê.
A taxa Selic teve uma queda histórica, chegando a 2% em agosto, e isso é um fator fundamental para a aquisição de um novo imóvel. Prova disso é que 133.786 imóveis foram financiados no primeiro semestre de 2020 – aumento de 35,2% na comparação aos seis primeiros meses do ano passado, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – Abecip.
O que essa queda quer dizer na prática? A taxa Selic está ligada aos custos dos empréstimos imobiliários, porque as instituições responsáveis por ofertar esse tipo de financiamento costumam repassar parte dos cortes da taxa nos contratos.
A economia também chega para quem já possui um financiamento em aberto, pois, com a realização de uma migração de um banco para outro, via portabilidade de crédito, é possível trocar uma taxa alta por outra mais baixa, condizente com o atual patamar da Selic.
Dados recentes do Banco Central mostram que, de janeiro a maio deste ano, foram realizados 4,3 mil pedidos de substituição de contratos no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) no Brasil – alta de 617,2%, em relação a igual período do ano passado.
Os bancos estão com diversas possibilidades de financiamento. Podemos citar, por exemplo, a Caixa Econômica Federal que, através do Real Fácil Caixa, pode oferecer até 6 meses de carência. O Banco Central apresentou duas novas linhas de crédito para quem deseja financiar um imóvel e o Itaú vai repassar integralmente a redução para suas linhas de empréstimo.
Procure o banco de sua preferência e qual linha de crédito se encaixa melhor para você.
Antes de contratar um financiamento, é importante que você se organize financeiramente e veja quais são suas possibilidades, pois cada instituição financeira possui serviços voltados para esse propósito. Confira se é possível fazer uso do FGTS, por exemplo.
É importante analisar também o momento que estamos passando e se você consegue cumprir suas obrigações financeiras se algo acontecer no meio do caminho.
Aproveite para pesquisar imóveis que cabem no seu bolso! www.grupolupa.com.br
O post Devo financiar um imóvel nesse momento de incerteza? apareceu primeiro em Blog Grupo Lupa.
de Blog Grupo Lupa https://ift.tt/3nvuPwk
Nenhum comentário:
Postar um comentário